quinta-feira, 10 de abril de 2014

APRENDA A FAZER: FILTRO DOS SONHOS

Olá meninas, hoje vim mostrar para vocês como se faz um filtro dos sonhos.


O Filtro dos Sonhos é um artefato indígena nativo americano originado na tribo dos Ojibwa. Durante o movimento de revitalização cultural indígena dos anos 60 e 70, foram adotados por nativos americanos de diversas nações. Passaram a ser vistos como um símbolo da unidade entre as várias nações indígenas, e como um símbolo geral da identificação com as primeiras culturas das nações.


O que vai precisar:

-1m de fio (linha, lã, ou fio de costura)
-1 arco
-Penas e contas.

Passo a passo


A lenda do Filtro dos sonhos

Diz a lenda que uma aranha fiava sua teia bem próximo à cama da avó (Nokomi), que todos os dias a observava. Dias depois o neto dela entrou no quarto, viu a aranha na teia, e resolveu matá-la com uma pedra, mas a avó não deixou. Mesmo tendo achado muito estranho, o garoto respeitou a vontade da avó. A idosa voltou a observar então o trabalho da aranha, enquanto o animal olhou para a velha mulher e disse: “Obrigada por salvar minha vida. Vou dar-lhe um presente por isso.Na próxima Lua nova vou fiar uma teia na sua janela. Quero que você observe com atenção e aprenda como tecer os fios, porque esta teia servirá para capturar todos os maus sonhos e energias ruins e um pequeno furo no centro vai deixar os sonhos bons passarem e chegarem até você".
Quando a Lua chegou, a aranha começou a tecer a teia mágica, observada pela avó que não escondia tamanha felicidade pelo presente. De tempo em tempo a aranha dizia para a senhora aprender, até que exausta a avó adormeceu.
Ao surgirem os primeiros raios de sol no céu, a brisa trouxe penas de pombo, que ficaram presas a teia e um corvo que pousou ali também deixou uma longa pena pendurada.
Entre as malhas da teia, o Pai Sol sorria e a avó, feliz com tanta beleza, resolveu ensinar todos da tribo a fazerem os filtros de sonho e por décadas estes objetos vêm afastando pesadelos de muitas pessoas.

Os que eu fiz:
Bom meninas, espero que tenham gostado, e tente fazer em casa pois é muito fácil, e me conte, quero ver como ficou.

4 comentários:

  1. Sou apaixonada por Filtros dos Sonhos, minha mãe fez um para mim bem grandão de cor roxa e fica em cima da minha cama, simplesmente maravilhoso.
    Além de servir para decorar, pois tem de vários tamanhos, cores, penas, feitos de diferentes produtos, eles servem para tirar tudo o que há de ruim, por isso eu coloco em cima da minha cama, para espantar maus sonhos!
    São realmente incríveis e super fácil de fazer, adorei.
    Grande beijo,
    Gabrielle G. - Blog ABCD dos Livros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim além de decorar, manda embora seus pesadelos.
      que bom que gostou.
      beijos

      Excluir
  2. acho uma graça, mas achei complicadinho de fazer! hehehe
    beijão!


    http://www.milcoresdeamor.com/

    ResponderExcluir