segunda-feira, 2 de junho de 2014

YOGA: ☯ ॐ

Bom meninas, eu comecei a praticar Yoga ou ioga, significa controlarunir. É um termo de origem sânscrita, uma língua presente na Índia, em especial na religião hinduísta. 
É mais uma filosofia de vida, cujo ideal é alcançar harmonia e equilíbrio entre corpo e mente. Para alcançar esse objetivo, combina-se técnicas de respiração e meditação para regular o fluxo de energia do corpo, e as posições '' asanas '' que são as posições que favorecem esse fluxo para os diversos chakras. Como consequência de todas essas atividades combinadas, há melhora da saúde, da flexibilidade, da força muscular, postura, funcionamento geral dos órgãos, além de controle do stress e ansiedade.
Existem várias tipos de yoga, alguns focando mais nos exercícios físicos, alguns na meditação, alguns na flexibilidade.


Foi comprovado que a Yoga ajuda a emagrecer, está provado que a prática indiana, que surgiu há cerca de 5 mil anos, atua no controle da ansiedade, a bandida que faz você devorar uma caixa de bombons enquanto aguarda o telefonema do gato que conheceu naquela festa. Apesar de nem todos os benefícios da ioga terem sido estudados por médicos e cientistas, professores e praticantes não se cansam de alardear, por exemplo, que a atividade estimula o metabolismo e regulariza a produção de hormônios. Os asanas (posturas) fazem uma espécie de massagem na tireoide e a estimulação dessa glândula tende a provocar o emagrecimento. Além disso, a queima de caloria não pode ser desprezada quando se trata dos estilos mais vigorosos. Estima-se que sejam gastas 500 calorias em uma hora de power yoga, quantia semelhante a uma aula de step mais puxada, para alunas avançadas. Já os estilos mais suaves, como a hatha yoga, provocam a queima de 225 calorias, pouco menos do que uma caminhada em ritmo acelerado (350 calorias).

Eu fazendo Chakrasana (postura da roda) a famosa ponte



Você até tem vontade de se arriscar na ioga, mas não sabe muito por onde começar, porque aparentemente a prática parece meio complicada, exige flexibilidade, força, e, no final das contas, parece impossível dar o primeiro passo sozinha. 
Aqui tem algumas posturas, façam em casa, mas lembrando que pessoas portadoras de doenças graves, como cardiopatia, hipertensão, câncer, hérnia de disco, glaucoma etc, jamais devem praticar Yoga sem a orientação e a supervisão de um Yogaterapeuta gabaritado. Então cuidado.



Espero que tenham gostado, mas sempre busquem saber mais sobre a Yoga, procure praticar com a ajuda de alguém que já entenda, sobre supervisão de um Yogaterapeuta gabaritado. 
Beijão e até a próxima

Nenhum comentário:

Postar um comentário